A ciência igualitária
Economia

A ciência igualitária


Também eu andei convencido de que a designação de "ciência deprimente", ou "ciência triste"[1] para a Economia deriva de, aparentemente, ela originar sempre notícias ou previsões pessimistas. A explicação corrente em muitos manuais de Economia é que a expressão foi criada por Thomas Carlyle, numa reacção às previsões pessimistas de Malthus, relativas ao crescimento da população.

Afinal, e apesar de ter sido efectivamente Carlyle o autor da expressão, a explicação é muito diferente, como se pode ver, por exemplo, no livro de David M. Levy, "nota 2]. Levy analisa esta imagem e também o texto de Carlyle "Occasional Discourse on the Negro Question" e a subsequente resposta de Mill, mostrando que se tratam de documentos centrais para a economia clássica britânica.

«As ideias igualitárias de Adam Smith são explicadas e contrastadas com a alternativa hierárquica proposta por Carlyle. Levy também examina as representações visuais deste debate e fornece uma apresentação esclarecedora da "cataláxia" smithiana, a ciência das trocas, comparando-a com os fundamentos da moderna economia neoclássica.»

in 1. Two Sciences in Collision: The Dismal and the Gay", "2. Market Order or Hierarchy?" e "3. The Katallactic Moment". Também se pode aceder ao texto de Carlyle: "aqui. O texto de Carlyle inclui o seguinte parágrafo, carregado de ironia, onde usa pela primeira vez a expressão "dismal science":

«[...] Na realidade, meus filantrópicos amigos, a filantropia de Exeter Hall é maravilhosa. E a ciência social - não uma "ciência alegre", mas sim lamentável - que encontra os segredos do Universo na "oferta e procura" e reduz o papel dos governantes humanos ao de deixarem os homens sozinhos, também ela é maravilhosa. Não é uma "ciência alegre", pois, como alguns apregoam. É uma ciência aborrecida, desolada, e mesmo abjecta e perturbante: aquilo a que poderíamos designar como "ciência deprimente". Se a filantropia de Exeter Hall e a Ciência Deprimente, conduzidas por uma qualquer sagrada causa de emancipação dos negros, se apaixonassem e casassem, dariam origem a progénitos e prodígios: loucos de cor escura, abortos inomináveis, mostruosidades com cauda - tais como o mundo jamais viu!» [3].

Thomas Carlyle
"Post Ricardian British Economics, 1830-1870"

  • "Thomas Carlyle, 'The Dismal Science', and the Contemporary Political Economy of Slavery"
  • "John Stuart Mill: a Biography"

    Notas:
    [1] A tradução de "dismal science" por "ciência triste" é a única que tenho lido ou ouvido em português, mas creio que o adjectivo inglês dismal é melhor traduzido por "deprimente", e é este que eu habitualmente uso.

    [2] A capa do livro de David Levy reproduz o desenho caricatural de uma outra publicação, de 1893, com excertos de ensaios de John Ruskin, um crítico do capitalismo, editados pela empresa de tabaco "Cope Brothers". Ruskin, montado num cavalo alado, derruba uma figura grotesca que segura na mão um saco onde estão escritas as iniciais L.S.D. (libras, xelins e pence, moedas da época) e "The Wealth of Nations", título da obra de Adam Smith; caído ao pé da figura encontra-se um livro com o título: "The Dismal Science". A personagem derrubada por Ruskin está vestida de modo pomposo, com casaco de abas de grilo, de tal forma desenhado que parece ter uma cauda. A analogia é evidente: trata-se de um ser inferior (um negro?) e ganancioso, que se pretende fazer passar por "superior" e "civilizado", sob a influência da Economia Política. Ver imagem ampliada aqui.

    [3] O Exeter Hall, edifício construído para sede e local de reunião de instituições religiosas e caritativas, encontrava-se fortemente associado ao anglicanismo e às campanhas anti-esclavagistas. As duas correntes cujo "casamento" Carlyle tanto temia, opunham-se ambas à escravatura, mas por motivos diversos. Os economistas consideravam que todos os indivíduos possuíam a mesma natureza humana básica e que, para a análise económica, as questões raciais eram indiferentes. Os anglicanos consideravam todos os indivíduos como irmãos e irmãs, originários do mesmo casal primordial, Adão e Eva. Mais informações sobre o edifício encontram-se aqui.

    url: http://puraeconomia.blogspot.com/2005/10/cincia-igualitria.html



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